Blog criado com o objetivo de dispor de informações, avanços e curiosidades acerca do trabalho em medidas socioeducativas em meio aberto.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Contribuição Profissional: Psicólogo Thiago Oliveira dos Santos.

Irei abrir este espaço para que outros profissionais possam nos auxiliar com conhecimentos e informações que ajudem em nossa area de atuação.

Nosso primeiro convidado é o Psicólogo Thiago Oliveira dos Santos com o texto Bullying na escola e suas consequencias:

Fui convidado a dar uma palestra numa ONG que atende crianças e adolescentes da periferia de São Paulo, com grande prazer aceitei a proposta e no dia 30/04/2011 estarei falando a respeito de Bullying na Escola e elucidando questões a cerca do tema.

A palavra Bullying em si não possui designação na língua portuguesa, no entanto é usada para caracterizar agressões intencionais repetidas, que resultam em angústia e humilhação ao outro.

Após o acontecimento trágico da chacina de alunos em uma escola do Rio de Janeiro, este tema vem sendo constantemente abordado. A importância em olharmos a escola com uma visão holística esta justamente em identificar qualquer possibilidade de prejuízo ao individuo ou ao patrimônio para que o ambiente educacional possa cumprir com aquilo que ele propõe, ou seja, um local de convivência, sociabilização, educação e conscientização.

Justamente por isso foi com grande honra que aceitei dar esta palestra e que escrevo esta matéria para vocês, afinal espero que diante de meu breve relato a cerca do tema, os pais, profissionais da educação e até mesmo alunos possam entender, identificar e agir diante de um caso destes.

O Bullying pode se manifestar verbalmente, fisicamente, psicologicamente ou sexualmente. Colocar apelidos, ofender, caçoar, humilhar, excluir, discriminar, agredir, tiranizar, excluir, intimidar, isolar, assediar, perseguir, ferir, roubar e quebrar pertences estão entre as causas mais recorrentes.

Diante desta perspectiva se imaginarmos um quadro típico de Bullying, veremos que existem três personagens envolvidos:

· Expectador: Presencia a situação, mas por omissão causada por medo, insegurança ou sadismo, não interfere.

· Vítima: Costuma ser uma pessoa que não dispõe de características físicas ou emocionais de reagir, geralmente são pessoas retraídas e com dificuldade em encontrar novas amizades. Normalmente possui algum traço que destoe do grupo (uso de óculos, espinhas, roupas e etc). Em casa as vítimas de Bullying demonstram medo ou receio de ir ao colégio, no entanto raramente procuram a ajudam dos familiares ou funcionários da escola por conta de sua insegurança e retraimento social.

· Agressores: Comumente pessoas arrogantes e desagradáveis. Algumas pesquisas sugerem que estas pessoas possuem famílias pouco estruturadas, cujo relacionamento afetivo entre os membros é fraco e o modelo de solução de problemas gira em torno de ações agressivas e explosivas. Este contexto torna o agressor uma pessoa com poucos limites, dificuldades em lidar com frustrações e em muitos casos carente de atenção.

É importante olharmos para este problema com muito cuidado, pois as vítimas de Bullying tendem a desenvolver depressão, e distúrbios psicossomáticos, além de fobias, podendo crescer com sentimentos negativos e baixa auto-estima, o que por consequência dificultará seus relacionamentos futuros e em casos mais graves existe a possibilidade de que o sujeito sinta-se tão insignificante que ela cometa suicídio.

Gostaria que com este breve esboço de alguns artigos e matérias que estudei a respeito do tema as pessoas observassem este fenômeno mais de perto, pois certamente ele ocorre na escola mais próxima a sua residência, em seu bairro, clube e até mesmo em seu emprego.

Cabe ressaltar que o Psicólogo Thiago atua no campo hospitalar e clínico, prestando atendimentos a pessoas hospitalizadas, adultos, crianças, deficientes auditivos e grupos.
Este e outros textos podem ser acessados em:
http://psicologothiago.wordpress.com/
Desde já agradecemos a contribuição de Thiago ao nosso blog e aguardaremos novos textos seus.

Nenhum comentário: