Blog criado com o objetivo de dispor de informações, avanços e curiosidades acerca do trabalho em medidas socioeducativas em meio aberto.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Para quem acha que o CRACK é só uma questão social!!





Após varias propagandas alertando quanto ao problema social que o Crack e as demais drogas são, que de longe é apenas um problema social; resolvi contextualizar este tema que infelizmente tem sido alvo de propagandas para beneficio pessoal e partidario.

A problematica social desta droga e de tantas outras se encontra nos locais de tratamento, na ida voluntaria a serviços como CAPS e serviços ligados as Unidades básicas de saude, que acabam por serem paliativos, os centros terapeuticos e as clinicas de recuperação tem sido cada vez mais abandonados e os usuarios tem sido cada vez mais vistos como vitimas da sociedade enquanto traficantes são sempre os vilões...é como condenar o vendedor de armas e poupar o assassino...tal comparação pode parecer cruel, mas como combater o traficante, ou seja o "vendedor", se poupamos o usuario...o comprador..?

Não coloco que o usuario, deva ser tratado como criminoso, como "um mal" para a sociedade, mas sim de que ele pede socorro...socorro para um tratamento adequado, socorro para a salvação de sua familia, socorro para que possa retomar sua vida...e para isso, temos que ver o viciado, usuario ou dependente...seja lá o termo que prefira usar, como um alguem necessitado de auxilio médico, é dado cientifico que o uso continuo pode trazer psicoses, paranoias, alucinações e delírios; alem de provocar lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios, resultando em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos; em suma, o sujeito não responde mais por si após um longo tempo de exposição ao crack.

E ainda vamos tratar tudo isso de forma voluntaria? com cada vez menos internações compulsórias nos casos de debilidade avançada?

Claro que isso tem que ser claro, para que você leitor, não entenda os locais de tratamento como depósitos de usuarios, em possibilidades de limpeza das ruas...negativo, se compreendeu isso, releia o texto...

Quando começarmos a ver as drogas não só como um problema social, mas sim de um conjunto de fatores, dentre eles " UM PROBLEMA DE SAUDE" continuaremos assim, com propagandas usando a imagem destas supostas vitimas para beneficio próprio...

Reforçando que esse texto é uma base para discussão, não é uma verdade unica e absoluta, mas sim a opinião de quem trabalha de perto com estas supostas "vitimas".

Nenhum comentário: