Blog criado com o objetivo de dispor de informações, avanços e curiosidades acerca do trabalho em medidas socioeducativas em meio aberto.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CURSO DE DEFESA POPULAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


O Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (NEIJ) em parceria
com a Escola da Defensoria Pública (EDEPE). Pretende formar sujeitos políticos que se constituam como lideranças locais capazes de atuar em três aspectos principais: na orientação para o acesso aos mecanismos de promoção, proteção e defesa dos direitos da infância e juventude; na identificação de situações que envolvam possíveis violações destes direitos, e na articulação e planejamento de políticas públicas de atenção ao segmento.


Há 100 vagas disponíveis, total que corresponde à capacidade máxima de acomodação no local do evento. Você pode fazer sua inscrição entre os dias 25 e 31 de maio. Ela deverá ser feita exclusivamente pelo e-mail defesapopular2012@gmail.com, após devido preenchimento e encaminhamento anexo da ficha de inscrição disponível no site do NEIJ. Não serão realizadas inscrições por telefone! Em virtude da alta procura pelos cursos promovidos pelo NEIJ em 2010 e 2011, havendo necessidade de seleção dos inscritos, esta se dará através da representatividade por município, instituição e participação anterior nos cursos promovidos pelo NEIJ, visando contemplar, deste modo, diversas pessoas e órgãos que atuam no SGDCA. O resultado final dos inscritos contemplados estará disponível no site do NEIJ : (http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3064) no dia 06 de junho a partir das 18 horas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexão...

Ate onde vai a capacidade do ser humano?

Seja para o bem ou para um suposto mal, ate onde vai as nossas capacidades e ate onde isso é levado em consideração?

Me deparei com essa pergunta pela manha quando tentava colocar algumas ideias no lugar e essa questão acabou tomando conta dos meus pensamentos.

Independente do publico com a qual trabalhamos, adolescentes em conflito com a lei, abrigos, creches e por ae vai, lidamos todos os dias com a diversidade do ser humano e por vezes geramos rotulos, falsas impressões e preconceitos frutos de um moralismo barato criado em consequencia do nosso comodismo social, em suma, estamos tão acostumados com o nosso jeito perfeito de ser que acabamos por condenar tudo que vai de contra a isso.

É muito complicado e ate perigoso isso não só no meio social, mas tambem para as nossas vidas; pois ao condenar alguem tiramos dessa pessoa todas as suas capacidades positivas e priorizamos os seus aspectos negativos, e isso por vezes pode ser ate comodo para quem recebe tal rotulo, o perigo de achar que um adolescente por exemplo é apenas um ladrãozinho é que ele pode gostar desse titulo e dai assumir caracteristicas que não são suas, mas que foram dadas por nós.

Acredito que nada pode ser tido como impune, toda ação deve sim ter uma consequencia, seja punitiva ou reflexiva mediante a gravidade do ato, porem por vezes nos poluimos tanto com essas ideias que perdemos a capacidade de discenir a diferença entre diferentes ações e colocamos tudo no mesmo conceito, com isso acabamos condenando o pessoa que cometeu um erro da que realmente estava consciente do que estava fazendo e é nesse momento que não diferenciamos mais o assassino do suposto "trombadinha" e colocamos ambos na mesma cela criada em nossas mentes, sem levar em consideração suas historias de vida, seus potencias e suas capacidades de mudança.
O perigo disso tudo é que com o tempo nossa cela mental vai lotando e quando nos damos conta, ja não existem pequenos ou grandes delitos, julgamos todos do mesmo modo e matamos todos...
do mesmo modo...


Edital Curso a Distância Impactos da Violência na Saude

O motivo deste é informar estão abertas as inscrições, até o dia 11 de junho de 2012, para o curso de Impactos da Violência na Saúde, oferecido na modalidade à distância, com total de 500 vagas disponíveis para todo o Brasil.
Este curso tem grande abrangência, sendo voltado para gestores e profissionais de saúde de nível superior de diversas frentes. Entre eles estão pessoas que trabalham com o tema da violência, população em situação de vulnerabilidade social, promoção da saúde e cultura de paz, prevenção e vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis.
O edital também informa que, no segundo semestre de 2012, será lançado um edital de seleção para este mesmo curso, porém no nível de especialização. Os profissionais que já estiverem no curso de aperfeiçoamento não poderão concorrer a estas vagas. Acesse o edital pelo link http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital720v17.pdf e confira todas as informações sobre público-alvo e inscrições.
O objetivo do curso é propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde, de forma a auxiliá-los na atitude e/ou postura frente às pessoas que vivenciam situações de violência, fomentando ainda o crescimento do poder de reflexão sobre as melhores medidas de prevenção, atendimento das vítimas e gerenciamento de ações.
O aperfeiçoamento foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública junto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Coordenado pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/ENSP).
O curso tem suas atividades distribuídas em três Unidades de Aprendizagem, subdivididas em módulos, com carga horária total de 240 horas distribuídas em dez meses. A inscrição deve ser feita pela internet por meio do preenchimento da ficha de inscrição. Além disso, o candidato deverá enviar, via Correios/ECT (recomenda-se Carta Registrada ou SEDEX), toda a documentação comprobatória exigida.
Em anexo o edital.
Divulguem também!

Mensagem do dia

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um  chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. 
Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe-me,  mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o  arroz?
E o chinês responde:

- Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!

 
Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um  ser humano pode ter.
As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente.
Nunca julgue.
"Apenas compreenda".

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Olá Pessoal
Não Percam amanhã Quinta- Feira dia 17/05/12 das 12h as 17h  no CEU Três Pontes R. Capachos,400- Jardim Celia- São Paulo  haverá o Seminário Educação como desenvolvimento social, todos estão convidados não é necessário inscrição.

O Seminário é uma iniciativa de profissionais das escolas públicas, Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, Clubes da Cidade e Organizações da Sociedade Civil do Jardim Helena, que se reúnem  desde 2011, a partir do curso sobre Conselhos de Escolas promovido em parceria entre USP, Diretoria de Ensino Leste 2 e DRE São Miguel.

Confira a abaixo a Programação: 

12h EXPOSIÇÃO das escolas e instituições (Ações Positivas)
13h Credenciamento
13h:20 - Apresentação de dança
13H:30 ABERTURA
14h10 Desafios no atendimento: O que dificulta nosso trabalho para garantir o direito de pleno desenvolvimento ás crianças e aos adolescentes? Mediadora: Viviane Hercowitz - Fundação Tide Setubal

15h:20 Intervalo interativo/ Apresentação Grupo Brasilidança- Instituto Alana
15h:40 Apresentação da Pesquisa: Educação em territorios de alta vulnerabilidade social na metropole - CENPEC, Itaú Social e Fundação Tide Setubal- com Mauricio Ernica- Pesquisador Doutor em Linguistica Aplicada e estudos de Linguagem -(PUC-SP)

16H:10 -Comentarios do Professor Elie Ghanem- USP
16: 30 - Palavra Aberta

Participem!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

2º SEMINÁRIO DE INTERSETORIALIDADE DAS POLÍTICAS SOCIAIS - UM OLHAR SOBRE A PROTEÇÃO ESPECIAL

16 de maio de 2012 - das 9 às 13 horas.
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Salão Nobre - 8º andar.
Expositora: Aldaíza Sposatti.

Entrada grátis . Não há necessidade de prévia inscrição.
Atenção: O local só comporta 380 pessoas.

Encontro de MSEs com a Defensoria Pública

Add caption
Add caption












No último dia 03 de maio, as 09h30, no MSE-MA Abraço Amigo, aconteceu o Encontro de MSEs com a Defensoria Pública. O principal objetivo do evento foi elucidação das novas regras do Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (SINASE). Como palestrante tivemos a Defensora Pública, Dra Fabiana Botelho Zapata, acompanhada dos também Defensores Públicos: Jefferson Canuto e Juliana do Val Ribeiro.
Participaram do evento mais de 20 instituições: MSEs, CREAS, CRAS e ongs com trabalhos relacionados a criança e adolescente.
Segue abaixo a apresentação feita e disponibilizada pela Dra Fabiana, principalmente naquilo que se aplica a Medida Sócioeducativa em Meio Aberto.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Morre o MC Pele Branca


Nossos pesames aos amigos e familiares do Mc Pele Branca, que faleceu neste sabado (28/04/2012).
O Mc Pele Branca coordenava como oficineiro grupos de Rap e musica no serviço Abraço Amigo todas as quintas feiras.