Blog criado com o objetivo de dispor de informações, avanços e curiosidades acerca do trabalho em medidas socioeducativas em meio aberto.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro de MSEs com a Defensoria Pública



FOI AGENDADO ENCONTRO DE MSEs COM A DEFENSORIA PÚBLICA
SINASE será a principal pauta de evento no MSE-MA Abraço Amigo

No próximo dia 03 de maio, as 09h30, no MSE-MA Abraço Amigo, acontecerá o Encontro de MSEs com a Defensoria Pública. O principal objetivo do evento é a elucidação das novas regras do Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (SINASE), assim como as diversas dúvidas que já existiam com relação a elaboração de relatórios e os respectivos prazos para encaminhamentos.
Além disso, em grupos que contem núcleos de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, como ARTICULAÇÃO e FAS (Fórum da Assistência Social), surgiram outras dúvidas, como por exemplo:
·         Diferenciação entre relatórios da Prestação de Serviço a Comunidade e da Liberdade Assistida;
·         Cobrança por representantes do Ministério Público na exigência de criticidade e arrependimento do ato infracional.
Essas e outras questões serão levantadas por representantes dos MSEs presentes e respondidas por representantes da Defensoria Pública, entre eles a Dra. Fabiana Zapata.

Serviço:
Data: 03/05/2012 (quinta-feira)
Horário: 09h30
Tema: Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (SINASE)
Palestrante: Dra Fabiana Zapata
Local: MSE-MA Abraço Amigo
Avenida Maria Luiza Americano, 409 – Parque do Carmo
Fone: 2056 1655

segunda-feira, 16 de abril de 2012

I SEMINÁRIO AMAR E PROTEGER2 - Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual


PM mata adolescente em Itaquera


Durante blitz, Policial Militar mata adolescente em Itaquera, zona leste de São Paulo. Moradores protestam ateando fogo em móveis, pneus e bloqueando rua. Por meio de nota à imprensa, o comando da Polícia Militar lamentou o episódio e disse que tiro foi acidental. Disse também que prestará total apoio e integral assistência a família. O Soldado Bueno foi preso em flagrante delito pela Polícia Militar por Homicídio Culposo e transferido ao Presídio Militar Romão Gomes.
Segue abaixo duas coberturas jornalísticas sobre o fato - portal G1 e blog Afrodescendentes.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nos ajude a crescer!

O blog Medida Legal é mantido pelos tecnicos de medida socioeducativa Abraço Amigo com o objetivo informativo e sem fins lucrativos, deste modo caso queira contribuir com informações de vagas, cursos, palestras ou temas importantes a serem discutidos no meio de medidas socioeducativas ou area social, mande e-mail para cristianocms@hotmail.com.

Buscamos sempre manter o blog atualizado com informações importantes e oportunidades de vagas da area social e esperamos que com isso estejamos ajudando, seja os profissionais da area ou pessoas curiosas no assunto.

Desde já o nosso agradecimento aos mais de 4 mil acessos nestes primeiros meses de existencia do nosso blog.

Combate a discriminação e exclusão da mulher negra no atendimento a saude.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha da Boa Visão

Campanha da Boa Visão
Com a Associação “Fala Negão/ Fala Mulher” localizada na Rua Giacomo Quirino, nº96 em São Paulo no dia 15/04/2012 das 10:00 às 16:00.

Esta campanha trará benefícios à Comunidade Jose Bonifácio proporcionando vantagens e opções de descontos e pagamentos diferenciados, incluindo o exame de acuidade visual gratuito, em caso de patologia encaminhamos à clínica conveniada com a nossa empresa
Sera Oferecido ainda a doação de dois óculos completos para a Associação.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CNJ afirma que falta juiz da infância em São Paulo


Um único juiz da infância e adolescência atende cidades com mais de um milhão de habitantes em São Paulo.
A informação é da reportagem de Rogério Pagnan e Afonso Benites publicada na edição desta segunda-feira (09/04/2012) do jornal Folha de São Paulo.

A constatação faz parte de relatório inédito do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que também revela outros graves problemas na estrutura do Judiciário paulista.
O ideal, segundo especialistas, é um juiz para 200 mil moradores, no máximo, e com dedicação exclusiva.
Outro lado
O Tribunal de Justiça paulista admite o problema e diz que neste ano deve investir R$ 10 milhões nessa área.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo (www.folha.uol.com.br)

CNJ: 43% dos jovens internados são reincidentes

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça revela que quatro em cada dez crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos estabelecimentos com restrição de liberdade são reincidentes. A pesquisa, que visitou 320 instituições, também indicou que as infrações que levam os garotos de volta costuma ser ainda mais graves que as anteriores. O objetivo do CNJ foi elaborar diagnósticos e orientar políticas públicas para o setor.
Fonte: CBN