Blog criado com o objetivo de dispor de informações, avanços e curiosidades acerca do trabalho em medidas socioeducativas em meio aberto.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Prefeitura ainda não respondeu carta do Fórum da Assistência Social



A prefeitura de São Paulo ainda não respondeu a carta protocolada no dia 22/03/2012 pelo (FAZ-SP) Fórum da Assistência Social para solicitar reajuste de 15% na Tabela de Custos dos elementos de despesas da Assistência Social em concordância ao art. 9, da Lei 13.153, que indica que “cabe ao Poder Público Municipal, garantir as dotações específicas para o cumprimento dos convênios com as Entidades que prestam serviços para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social".

Em função disso a Assistência Social precisa que você envie uma mensagem ao Secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas. Para que assim possamos continuar a garantir condições na oferta de serviços da Assistência Social, inclusive os de Medidas Socioeducativas.

Recordamos que o último reajuste foi em janeiro de 2010, contemplando as defasagens de 2007 a julho de 2009. Neste período é constante o aumento inflacionário que resultou no aumento dos custos de alimentação, salário dos trabalhadores, material pedagógico, concessionárias e outros itens de despesas.

Por isto pedimos que colaborem!

Clique no Link Abaixo abaixo, envie sua mensagem e estará colaborando com toda a população que necessita destes serviços.

* Envie um e-mail ao Sr Chamas da Secretaria de Planejamento!!!


1- Clique no link http://goo.gl/ACKd0


2- Selecione no Menu a opção “Transparência”.


3- Preencha seus dados


4- Cole o seguinte texto:


Secretário Chamas :

Solicito o reajuste do 15% na Tabela de Custos dos elementos de despesas da Assistência Social em concordância ao art. 9, da Lei 13.153, que indica que “cabe ao Poder Público Municipal, garantir as dotações específicas para o cumprimento dos convênios com as Entidades que prestam serviços para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social".

Recordamos que o último reajuste foi em janeiro de 2010, contemplando as defasagens de 2007 a julho de 2009. Neste período é constante o aumento inflacionário que resultou no aumento dos custos de alimentação, salário dos trabalhadores, material pedagógico, concessionárias e outros itens de
despesas.

A Lei do Sistema Único de Assistência Social e a Lei Municipal garantem o financiamento público para a manutenção da qualidade dos serviços da rede socio-assistencial.


que agregar alguma coisa a mais?
fique a vontade..


Obteremos a Vitória!!!


Maiores informações no site do FAS:
http://www.fas-sp.org/2012/03/assistencia-social-precisa-que-voce.html

CAMPANHA CONTRA O TOQUE DE RECOLHER COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Estimados(as) Parceiros(as) do Sistema de Defesa Pública dos Direitos da Criança e do Adolescente,
O Núcleo Especializado da Infância e Juventude e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com a unidade de Araraquara/SP convidam todos para o lançamento da CAMPANHA CONTRA O TOQUE DE RECOLHER COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES a ocorrer em Araraquara/SP no dia 24/04/12.





quarta-feira, 28 de março de 2012

Medicamentos Gratuitos

Segue arquivo PDF importante sobre a lista de medicamentos fornecidos gratuitamente a partir de 16 de Fevereiro de 2012 para todos que necessitarem.
Basta levar a receita, seu CPF e mais Identidade a qualquer Farmácia Popular.

Remédios para anticoncepção, asma, diabetes, doença de Parkinson,glaucoma, hipertensão, osteoporose, rinite e outros estão disponíveis.

Para baixar a lista completa de medicamentos: Clique Aqui

Dia Internacional da Mulher


Evento em reflexão e comemoração ao Dia Internacional da Mulher que foi realizado no MSE-MA Abraço Amigo dia 15/03/2012.

Contamos com acolaboração do Instituto Embelleze e Novety Cosméticos, que realizaram cortes de cabelos e maquiagem gratuitamente.
O evento contou com mais de 200 pessoas, entre adolescentes atendidos no MSE,familiares, moradores da região e instituições parceiras.

Fica aqui o nosso agradecimento especial ao instituto Embelleze que gentilmente nos cedeu seus profissionais que trataram com tanto carinho e dedicação nossa populaçao atendida.

terça-feira, 27 de março de 2012

A CIDADE ME OPRIMI E O HIP HOP ME LIBERTA


O Fórum de Hip Hop Municipal de São Paulo em parceria com a prefeitura, representada pelas secretarias de Educação e Participação Parceira realizaram a Semana do Hip Hop 2012. As atividades aconteceram de 18 á 24 de março, em diversos locais na cidade de São Paulo. O tema do evento foi "Os Heróis não morrem, Resistem! Das Ruas para a História". As atividades da semana foi em execução da lei municipal 14.485/2007.
Um dos homenageados (em memória) foi o geógrafo Milton Santos que publicou diversos livros, lutou contra o racismo e militou politicamente, inclusive tendo que sair do Brasil por causa das perseguições da Ditadura Militar. A mestra em geografia pela USP, Carin Carrer Gomes, foi uma das palestrantes. Durante participação na mesa de debate, cujo assunto foi "A cidade me oprimi e o Hip Hop me liberta", falou sobre Milton Santos e citou a entrevista da falecida Rapper Dina Di ao site Rap Nacional em 2007. Segue abaixo parte da apresentação disponibilizada pela geografa.




segunda-feira, 26 de março de 2012

O Fórum da Assistência Social protocola carta na prefeitura de São Paulo

São Paulo, 22 de março de 2012.
FAS 089/2012

Ilustríssimo Senhor
Gilberto Kassab
MM.DD. Prefeito Municipal
Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15 – Centro
São Paulo – SP

Prezado senhor,

O Fórum da Assistência Social da Cidade de São Paulo (FAS-SP) – instância de articulação e controle social – vem mais uma vez alertar o Poder Público Municipal sobre a situação de extrema fragilidade das organizações sociais que administram os Serviços Socioassistenciais na cidade de São Paulo.

O FAS-SP representa mais de 400 organizações sociais conveniadas a esta Prefeitura, através de quase 1100
convênios, e 17.000 trabalhadores que atendem diariamente mais de 200 mil usuários em situação de vulnerabilidade ou em situação risco pessoal ou social.

a) O último reajuste da Tabela de Custos de Elementos de Despesas da Assistência Social ocorreu em janeiro de 2010. Este, como pactuado na época, era referente à reposição dos valores não reajustados em julho de 2007, julho 2008 e julho de 2009.

b) Em julho de 2010 houve aumento dos salários dos trabalhadores da assistência social. Este reajuste foi determinado pela justiça trabalhista em 6,26 %. Estes valores foram totalmente assumidos pelas organizações sociais, visto que não houve atualização nos valores dos convênios em julho de 2010 (como aconteceu com os convênios da Educação, reajustados em 10 %).

c) Em julho de 2011, por determinação da justiça trabalhista, houve novamente o reajuste de 7,5 % dos salários dos trabalhadores da assistência social. Valores estes, novamente assumidos na totalidade pelas entidades sociais. Em 2011, os convênios da assistência social não foram outra vez reajustados (como aconteceu com os convênios da Educação, reajustado em 25 %).

d) Em julho de 2012 conforme a Lei Trabalhista, se determinará o índice de reajuste dos trabalhadores da assistência social (o dissídio da categoria é sempre 01 de julho).

e) Paralelo a isso, os valores pago às concessionárias (água, luz, telefone, aluguéis de imóveis, gás etc.), os preços de alimentos, material pedagógico e outras despesas dos serviços têm aumentado consideravelmente desde julho de 2009.

De abril de 2011 até agora, este Fórum tem feitos exaustivos encaminhamentos e negociações (através de correspondência enviada ao senhor; reuniões na SMADS, na Secretaria de Planejamento e com o Presidente da Câmara de Vereadores, além de outras instâncias), solicitando a atualização financeira da tabela de custos da
assistência social. No entanto, até o momento, não houve resposta do Poder Público Municipal.

Tudo isso, senhor Prefeito, está levando às organizações sociais a uma situação de extrema precarização e, se nada for feito, de insolvência; não permitindo a manutenção da qualidade necessária ou, mesmo, a continuidade dos serviços socioassistenciais prestados a esta cidade.



Por isso, este Fórum renova à V. Exa. o pedido de reajustes de 15 % da Tabela de Custos por Elementos de Despesas dos Serviços da Assistência Social retroativos de janeiro de 2012 para garantir a melhor remuneração dos trabalhadores e a qualidade dos serviços da assistência social, além da garantia de incluir no orçamento a apropriação dos recursos necessários para os reajustes em 2013.

Contatos:
Maria Nazareth Cupertino – 67532943
Pe. Lédio Milanez – 36110977/ 83064405/60185102


Respeitosas saudações,

Maria Nazareth Cupertino
Coordenadora

Pe. Lédio Milanez
Primeiro Secretário

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ato Publico e Marcha pela Assistencia Social em São Paulo


Em Reivindicação pelos reajustes nos convênios e em denuncia ao Ministerio e Defensoria Pública foi organizado em São Paulo, neste ultimo dia 12/03/2012 marcha e manifestação em frente a prefeitura e demais orgãos publicos afim de sensibilizar e clarear a mente de nossos governantes sobre a importancia de dar mais atenção a nossa area, que solicita nada mais, nada menos do que o justo!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Para quem acha que o CRACK é só uma questão social!!





Após varias propagandas alertando quanto ao problema social que o Crack e as demais drogas são, que de longe é apenas um problema social; resolvi contextualizar este tema que infelizmente tem sido alvo de propagandas para beneficio pessoal e partidario.

A problematica social desta droga e de tantas outras se encontra nos locais de tratamento, na ida voluntaria a serviços como CAPS e serviços ligados as Unidades básicas de saude, que acabam por serem paliativos, os centros terapeuticos e as clinicas de recuperação tem sido cada vez mais abandonados e os usuarios tem sido cada vez mais vistos como vitimas da sociedade enquanto traficantes são sempre os vilões...é como condenar o vendedor de armas e poupar o assassino...tal comparação pode parecer cruel, mas como combater o traficante, ou seja o "vendedor", se poupamos o usuario...o comprador..?

Não coloco que o usuario, deva ser tratado como criminoso, como "um mal" para a sociedade, mas sim de que ele pede socorro...socorro para um tratamento adequado, socorro para a salvação de sua familia, socorro para que possa retomar sua vida...e para isso, temos que ver o viciado, usuario ou dependente...seja lá o termo que prefira usar, como um alguem necessitado de auxilio médico, é dado cientifico que o uso continuo pode trazer psicoses, paranoias, alucinações e delírios; alem de provocar lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios, resultando em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos; em suma, o sujeito não responde mais por si após um longo tempo de exposição ao crack.

E ainda vamos tratar tudo isso de forma voluntaria? com cada vez menos internações compulsórias nos casos de debilidade avançada?

Claro que isso tem que ser claro, para que você leitor, não entenda os locais de tratamento como depósitos de usuarios, em possibilidades de limpeza das ruas...negativo, se compreendeu isso, releia o texto...

Quando começarmos a ver as drogas não só como um problema social, mas sim de um conjunto de fatores, dentre eles " UM PROBLEMA DE SAUDE" continuaremos assim, com propagandas usando a imagem destas supostas vitimas para beneficio próprio...

Reforçando que esse texto é uma base para discussão, não é uma verdade unica e absoluta, mas sim a opinião de quem trabalha de perto com estas supostas "vitimas".

A PERIFERIA PAULISTANA VAI FALAR, CANTAR E DANÇAR.

Semana do Hip Hop 2012: OS HERÓIS NÃO MORREM, RESISTEM! DAS RUASPARA A HISTORIA.
O Fórum de Hip Hop Municipal SP em parceria com a prefeitura,representada pelas secretarias de Educação e Participação Parceira realizarão aSemana do Hip Hop 2012. As atividades que acontecerão de 18 á 24 de março,em diversos locais na cidade de São Paulo, contemplarão a execução da leimunicipal 14.485/2007.
O evento Semana do Hip Hop 2012, OS HERÓIS NÃO MORREM, RESISTEM!DAS RUAS PARA A HISTORIA prestará homenagens em memória aosociólogo Clovis Moura, geógrafo Milton Santos, e ao político Abdias doNascimento, que tiveram em suas obras a luta contra o racismo e a busca dacidadania. Além disso, transferiram para o mundo intelectual as questões dasmanifestações políticas e culturais da periferia brasileira. A Semana de HipHop 2012 valorizará também a história do Movimento Hip Hop saudando artistasque contribuíram para sua existência e permanência: Rapper´s Dina Di, NegroÚtil, Gilmar, Regina, Marcos Telesphoro, o radialista Natanael Valêncio e aempresária de discos Dona Flora Cash Beat.
Nas mesas de bate papo o Movimento Hip Hop junto com a sociedade civil epoder público dialogarão sobre o tema “Os heróis não morrem, resistem! Das Ruaspara a História. As atividades acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo,Espaço Agente Cícero e em quatro CEUs (Centro Educacionais Unificados). Alémdas apresentações artísticas haverão workshop´s dos quatros elementos, produçãomusical, moda, literatura.
Fórum de Hip Hop Municipal de São Paulo
Criado em 2005 é um espaço e canal de diálogo entre os jovens doMovimento Hip Hop e as representações da administração pública municipal comobjetivo de discutir políticas públicas e criar critérios públicos quedirecionem a relação entre o poder público e os jovens, garantindo que não hajaprivilégios de uns em detrimento de outros setores. Os encontros e discussõesdo Fórum ocorrem a partir de 8 eixos temáticos: Difundir o Hip Hop, Elaborarpolíticas públicas de juventude, Inserir o Hip Hop como tema transversal daeducação, Combater a discriminação de gênero, Organizar uma agenda do Hip Hopna cidade, Combater a discriminação racial, Atuar contra a violência policial,Debater geração de emprego e renda
Programação (Batespapos, oficinas e apresentações artísticas)
NÚCLEO ABDIAS NASCIMENTO, Domingo18/03/2012, das 13h às 18h - Zona Norte - C.E.U. – PAZ
Bate Papo: “O Genocídio da População Negra”
NÚCLEO GILMAR ADL E NÚCLEO MARCOS TELESPHORO Segunda 19/03/2012, das 16h às 21h - Zona Sul - CEU Caminho doMar
Bate Papo: “Das Ruas violentas para a história”
NÚCLEO MC REGINA E NÚCLEO MILTON SANTOS Terça 20/03/2012, das 16h às 21h - Zona Sul - C.E.U. PARELHEIROS
Bate Papo: “A Cidade me oprime e o Hip Hop me liberta”
NÚCLEO DINA DEE E NÚCLEO CLOVIS MOURA Quarta 21/03/2012, das 16h às 21h - Zona Leste - C.E.U. ÁguaAzul.
BatePapo: “Do quilombo ao Hip Hop”
NÚCLEONEGRUTIL Quinta 22/03/2012, das 16h às 21h - Zona Oeste - C.E.U. PERUS
Bate Papo:“Drogas na Periferia: Repressão ou Saúde pública”
NÚCLEO DONA FLORA CASH BEATS E NÚCLEO NATANEAL VALÊNCIO Sexta 23/03/2012, das 16h às 21h –Centro – Câmara Municipal
Bate Papo: “Da imprensa Negra ao Hip Hop: O fim das rádios comunitáriasà migração para a comunicação virtual”
Sábado 24/03/2012,das 09h30 às 20h – Encerramento BRÁS NÚCLEO BOLANDO IDÉIA e também terá as apresentaçõesde fechamento finalizando Semana do Hip Hop 2012 OS HEROIS NÃO MORREM, RESISTEM!DAS RUAS PARA A HISTÓRIA.
Bate Papo: “Hip Hop Entretenimento ou Movimento?”
Imprensa
André Luiz dos Santos (Rapper Pirata)
Fone: 11 8216 2160
rapperpirata@gmail.com
Geraldo Brito
Fone: 11 9556 1766
geraldoreportagem@yahoo.com.br
Informações: http://forumhiphopeopoderpublico.blogspot.com/




domingo, 11 de março de 2012

REUNIÃO DA REDE SOCIAL AMPLIAR



MISSÃO REDE SOCIAL AMPLIAR: Fortalecer a articulação de Itaquera e região e ser reconhecida por suas ações de protagonismo para o desenvolvimento local.
VISÃO DA REDE SOCIAL AMPLIAR: Até 2020, ser agente catalisador da qualidade de vida de Itaquera e região, assim como auxiliar na manutenção das conquistas.
• Presença
Cássia – SASF Comunidade da Graça
Equipe - MSE " Abraço Amigo" - União Social Brasil Gigante
Rita – Senac Itaquera
Madalena – SAE Líder II
Fernanda – Centro Social Marista Irmão Lourenço
Renata – Cic Leste
Gilson – Ass. Fala Negão

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mse Abraço Amigo e Instituto Embelleze



Estão todos convidados a participar neste dia ofereceremos gratuitamente a comunidade
  • Corte de Cabelo
  • Maquiagem
  • Esmaltação
ü sorteios de vale escova+hidratação e muito mais venham conferir!

CINE SOCIOEDUCATIVO


O MSE "ABRAÇO AMIGO"  em parceria com a subprefeitura de Itaquera levou os adolescentes e seus familiares ao CINEMA. 
FILME:  "TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR"